Crise institucional amplia incerteza para crédito do agronegócio

Setor já enfrenta queda nas emissões de CRA, alta das recuperações judiciais e maior exigência de garantias, enquanto acompanha os efeitos políticos e cambiais do cenário.

Da
Redação
A Redação do Jornal Maior reúne a produção jornalística do portal, com cobertura dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
8 min leitura
O agronegócio acompanha os efeitos da instabilidade sobre crédito, investimentos, câmbio e segurança jurídica.
Ouvir notícia
00:00 / 00:00

A crise institucional envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF) passou a preocupar segmentos do agronegócio por seus possíveis reflexos sobre o ambiente de negócios. O efeito esperado não recai diretamente sobre a produção ou as exportações, mas sobre decisões de investimento, o câmbio, o crédito e a segurança jurídica.

O debate ocorre enquanto o setor enfrenta restrição financeira. Dados reunidos pela RGF-BIZDOC apontam redução nas emissões de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), aumento de disputas judiciais ligadas a Cédulas de Produto Rural (CPR) e avanço das recuperações judiciais entre empresas do ramo.

Entenda por que a crise afeta o agro

A instabilidade política e institucional pode alterar a percepção de risco de investidores e empresas. Com menos clareza sobre os rumos do país, decisões de financiamento e novos projetos tendem a enfrentar maior cautela.

Esse efeito é relevante para o agronegócio porque a atividade depende de investimentos antecipados, contratos de prazo mais longo e garantias para obter recursos. Assim, a previsibilidade das regras influencia o planejamento da produção e a disponibilidade de capital.

O impacto, contudo, não se resume a uma reação imediata nos mercados. A preocupação descrita no setor é mais ampla: uma incerteza prolongada pode elevar o prêmio de risco cobrado por financiadores justamente em uma fase de menor folga financeira.

Crédito rural já mostra retração

O financiamento do agronegócio já vinha se deteriorando antes da atual crise institucional. Segundo levantamento da RGF-BIZDOC, a média mensal de emissões de CRA caiu de R$ 5,3 bilhões no segundo semestre de 2025 para R$ 1,2 bilhão no primeiro semestre de 2026.

A retração indicada é de 77%. Ao mesmo tempo, gestoras passaram a pedir garantias equivalentes a 60% a 80% do valor dos ativos, elevando a exigência para tomadores de recursos.

As ações judiciais envolvendo CPRs também aumentaram. O volume passou de cerca de 100 processos por mês em 2022 para mais de 400 em junho de 2026, conforme os dados citados pela RGF-BIZDOC.

Indicador Período inicial Período mais recente
Emissões mensais de CRA R$ 5,3 bilhões no 2º semestre de 2025 R$ 1,2 bilhão no 1º semestre de 2026
Ações judiciais sobre CPRs Cerca de 100 por mês em 2022 Mais de 400 em junho de 2026
Garantias exigidas por gestoras 60% a 80% do valor dos ativos

Fonte: RGF-BIZDOC

Os números mostram que a eventual ampliação da cautela não parte de um mercado de crédito em condições normais. Por isso, a incerteza institucional se soma a dificuldades já presentes para produtores e empresas que precisam rolar dívidas ou financiar operações.

Recuperações judiciais avançam no setor

A pressão financeira também aparece nos pedidos de recuperação judicial. A base da Receita Federal usada pelo Monitor RGF-BIZDOC registrou 313 empresas do agronegócio em recuperação judicial em março de 2023 e 1.336 em agosto de 2026.

O total ficou mais de quatro vezes maior em pouco mais de três anos. Além disso, o índice alcançou 1,90 recuperação judicial por mil empresas ativas no agro, acima dos 0,31 registrados no conjunto da economia.

Em 12 meses, o número de empresas do setor em recuperação judicial cresceu 66%, enquanto o aumento no total das empresas foi de 21%. A estatística considera CNPJs e, portanto, não abrange integralmente casos que envolvem produtores rurais como pessoas físicas.

Para credores, a análise não se limita à capacidade de pagamento. A qualidade das garantias e a possibilidade de executá-las em caso de inadimplência também pesam na concessão de recursos.

Segurança jurídica orienta decisões

Claudio Damasceno, especialista em reestruturação e recuperação judicial e sócio da RGF-BIZDOC, avalia que a crise atual não explica, por si só, o fechamento do crédito rural. Na leitura dele, porém, o quadro acrescenta incerteza a um mercado que já opera de forma defensiva.

Essa avaliação ajuda a separar duas questões. De um lado, a restrição de crédito está associada a problemas financeiros que já afetam o setor. Por outro, a dúvida sobre regras e prazos para decisões definitivas pode tornar credores ainda mais seletivos.

Em empresas sob estresse financeiro, a demora tem efeito operacional. Quanto mais se prolonga a indefinição, maior pode ser a deterioração da atividade, do patrimônio e da capacidade de pagamento necessária para sustentar uma recuperação.

Dessa forma, a discussão sobre segurança jurídica ganhou peso econômico no agronegócio. O setor depende de contratos, garantias e previsibilidade para movimentar recursos e planejar ciclos que começam antes da colheita.

Câmbio divide efeitos para exportadores

Uma eventual mudança no cenário político também pode influenciar as expectativas sobre a política econômica, o equilíbrio fiscal, os juros e o câmbio. Para o agronegócio exportador, a variação da moeda traz efeitos em sentidos diferentes.

Um real mais valorizado reduz, em moeda brasileira, os custos de máquinas, fertilizantes e outros insumos importados. No entanto, também diminui a receita em reais de produtos vendidos ao exterior, como soja, milho, carnes, açúcar e café.

Por isso, uma preferência por políticas voltadas à competitividade, a reformas e ao ajuste das contas públicas não significa que todos os segmentos do agro se beneficiariam da valorização do real. A rentabilidade de cada atividade depende de sua exposição aos custos e às receitas em moeda estrangeira.

Um analista do mercado de grãos ouvido no material ressalta que ainda é difícil antecipar a direção da moeda brasileira. A indefinição cambial, portanto, se torna mais uma variável para decisões de investimento e comercialização.

Entidades defendem previsibilidade

Em 9 de setembro, um manifesto sobre a discussão institucional reuniu mais de 3 mil entidades. Entre os participantes estavam a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

A Sociedade Rural Brasileira (SRB), o Sistema Famato e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) também figuraram entre as entidades mencionadas. A mobilização pode ser compreendida, sob a ótica econômica, como uma defesa de maior previsibilidade para o ambiente de negócios.

No curto prazo, o risco apontado para o setor é de mais espera, seletividade e cautela na oferta de recursos. No médio prazo, as eleições de 2026 podem influenciar a percepção sobre os rumos da política econômica.

Já no longo prazo, parte do setor vê a possibilidade de que a crise abra espaço para reformas capazes de reforçar as regras e reduzir a insegurança jurídica. Esse resultado, porém, depende de como a discussão institucional evoluirá.

WhatsAppFacebook
Share This Article
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *