Governo vê risco de ingerência após sanções dos EUA ao PCC

Brasília não foi avisada sobre medidas do Escudo das Américas, mas avalia que discurso de Lula na ONU funcionou como prevenção.

Da
Redação
A Redação do Jornal Maior reúne a produção jornalística do portal, com cobertura dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
5 min leitura
Decisão do grupo Escudo das Américas de sancionar facções criminosas brasileiras pegou o Itamaraty de surpresa quanto à forma e aos aliados envolvidos.Reprodução
Ouvir notícia
00:00 / 00:00

O governo brasileiro avalia que as sanções impostas pelos Estados Unidos e pelo grupo Escudo das Américas contra o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho não foram antecipadas a Brasília. A falta de aviso prévio ocorreu principalmente porque o Brasil não integra a aliança internacional voltada para o combate ao narcotráfico.

Apesar da ausência de comunicação formal antes do anúncio, interlocutores do Palácio do Planalto negam que o país tenha sido totalmente surpreendido pelo teor da investida geopolítica. O movimento era monitorado nos bastidores diplomáticos como parte de uma articulação contínua dos Estados Unidos na região.

Analistas da diplomacia apontam que a manifestação recente reforça o receio de que o enquadramento de facções criminosas como organizações terroristas sirva de pretexto para interferências externas. O governo sustenta que o enfrentamento ao crime organizado deve ocorrer por meio da cooperação soberana, sem mecanismos de defesa coletiva militarizada.

Discurso na ONU serviu de prevenção

Fontes governamentais afirmam que a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia Geral das Nações Unidas funcionou como uma espécie de vacina contra investidas estrangeiras. Durante o evento, o chefe do Executivo ressaltou que o país rejeita qualquer tentativa de terceirização na defesa das fronteiras nacionais.

O mandatário brasileiro pontuou publicamente que o território nacional não necessita de monitoramento externo em suas águas territoriais. A avaliação interna é que a manifestação antecipou o tom de defesa da soberania diante de pressões exercidas por potências estrangeiras na América Latina.

Representantes do governo reiteram que a declaração divulgada pela aliança internacional não possui como alvo direto o Estado brasileiro, mas sim as estruturas operacionais das facções que atuam dentro e fora do país. Ainda assim, a forma como a articulação foi conduzida gerou debates sobre os limites da cooperação regional.

Diplomatas criticam apoio de vizinhos

Se a postura dos Estados Unidos já era contabilizada pelo alto escalão diplomático brasileiro, o mesmo não ocorreu em relação à postura de aliados regionais. Diplomatas expressaram perplexidade ao constatarem que nações vizinhas endossaron o posicionamento norte-americano de forma imediata.

O alinhamento do governo argentino já era considerado previsível devido à condução da política externa daquele país. No entanto, o respaldo demonstrado por autoridades do Paraguai e da Bolívia surpreendeu os negociadores brasileiros que mantêm canais regulares de diálogo com essas capitais.

O envolvimento de parceiros tradicionais na mesma linha de atuação dos Estados Unidos acendeu alertas sobre a coesão diplomática na América do Sul. Para o corpo diplomático, a adesão de vizinhos diretos complica o cenário de negociações multilaterais sobre segurança fronteiriça.

Itamaraty questiona uso do Tiar

Outro ponto que gerou forte resistência em Brasília foi a proposta de acionar o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca por meio da Organização dos Estados Americanos. O mecanismo de defesa mútua remonta ao período da Guerra Fria e foi concebido originalmente para conter a influência comunista na região.

Fontes diplomáticas avaliam que a tentativa de aplicar um pacto de segurança coletiva militarizada ao combate ao narcotráfico demonstra desconhecimento das dinâmicas locais. O entendimento jurídico predominante no Brasil é que o tratado não serve como instrumento adequado para lidar com o crime transnacional.

A articulação prevê uma solicitação formal ao Conselho Permanente da OEA para viabilizar as sanções econômicas e operacionais contra as facções brasileiras. Diante disso, autoridades do país indicam que qualquer debate sobre a reativação do pacto deverá ser travado estritamente no âmbito do organismo continental.

Governo monitora desdobramentos na OEA

Com o pedido formal encaminhado para apreciação no Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos, o Brasil se prepara para articular sua posição contrária ao uso do pacto histórico. A estratégia jurídica será liderada por representantes do Ministério das Relações Exteriores.

O governo pretende buscar apoio entre outros países latino-americanos que também olham com desconfiança para a ativação de mecanismos de defesa militarizada. A diplomacia brasileira aposta no diálogo institucional para evitar que a proposta ganhe força no colegiado americano.

As discussões sobre o tema devem dominar os próximos encontros bilaterais e multilaterais na região, recolocando o debate sobre a soberania e a cooperação policial no centro da agenda internacional.

WhatsAppFacebook
Share This Article
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *